Justiça social, uma questão do dia a dia!

  Educar com todas as forças para trabalhar pela justiça social Ir. M. Nilza P. da Silva – Desde o início, o Movimento Apostólico de Schoenstatt tem como objetivo a renovação moral e religiosa do mundo (mundo novo), a partir da autoeducação, para a renovação de si mesmo (homem novo). Os primeiros schoenstattianos, os jovens…

Desafio da Cultura da Aliança em pleno século XXI

  Para transformar, temos que estar abertos para amar! Pe. Vandemir Jozoé Meister – Cultura não é aquilo que entra pelos ouvidos, mas aquilo que transforma um jeito de ser! Esta frase decantou profundamente no meu coração como desafio de transformação do mundo. A transformação de um jeito de ser! Minha decisão, ainda como jovem,…

O homem contradição

  Somos “homens adaptados” ou “homens contradição”? Pe. Nicolás Schwizer – Ao observarmos o mundo de hoje, distinguimos dois tipos de pessoas:   1. O homem adaptado Sofre de uma enfermidade grave e universal: a massificação. Por isso, podemos chamá-lo também de “homem massa”. Aquele que pensa o que pensa porque os demais o pensam;…

Dachau prevalece hoje?

“O centro é o desprendimento total de si mesmo e o abandono radical a Deus. Isso perfaz a personalidade livre!” (Pe. José Kentenich) Karen Bueno – Olhando a situação crítica dos presídios brasileiros, que ganha cada vez mais destaque na mídia nacional pelas recentes barbáries, certamente que a resposta pode ser: “Sim, há um novo…

Ser gestor de escola à luz da Aliança

Testemunho de um diretor e membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt Roberto Cardoso da Silva Bueno – Fazer do ordinário de forma extraordinária… dizia nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Ao longo dos dias, costumamos realizar várias tarefas que se tornam corriqueiras, seja no trabalho ou no lar. Mas, como dar sentido a tudo…

Educadores são pessoas que amam e jamais desistem do seu amor

  A missão de educadora à luz da Aliança de Amor Taciana Ferreira – “Educadores são pessoas que amam e jamais desistem do seu amor!” [1] Falar de educação hoje me fez lembrar essa frase do nosso Pai e Fundador, Pe. Kentenich, quando ele fala sobre o amor na educação. É uma conferência do curso…

Ideal nacional: Ser Tabor para construir a nova terra

  “Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se diante deles” (Mc 9, 2) Karen Bueno / Ir. M. Nilza P. Silva – Há um tempo, uma emissora nacional lançou uma pergunta a ser respondida pelo seu público: “Que Brasil eu quero…

Racionalidade e equilíbrio em tempos de oposições ideológicas

  Geni Maria Hoss* – O termo ideologia tradicionalmente indica a maneira própria de pensar de um indivíduo ou grupo, de um governo ou partido.  Quando se fala de ideologia não se trata de meras referências a ideias isoladas, mas a um conjunto maior de pensamentos em torno de uma ideia central, em torno de…

Festas Juninas: Cultura de encontro e de vínculos

  Ir. M. Nilza P. da Silva/Diógenes Lawand – História e Memória não são sinônimos. Mas, uma ajuda a outra. Vamos tratar das Festas Juninas sob esses dois aspectos. História: assim tudo começou Alguns estudiosos apresentam que a origem das Festas Juninas remonta a um tempo anterior da era cristã, quando no hemisfério norte, no…