Em busca da liberdade interior com o Pai

  “Vou lhes contar como o Pai me ensinou a discernir para tomar uma decisão válida. São cinco elementos…”. Assim Ir. M. Petra Schnuerer começa narrando uma das muitas experiência que guarda dos três anos em que foi secretaria do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, durante os anos do exílio em Milwaukee/EUA. Para ajudá-la…

Frederico Esser, 100 anos: “permaneço fiel até a morte!”

  Há 100 anos o jovem Fritz Esser, co-fundador de Schoenstatt, herói da primeira geração, entregava sua vida. Uma inspiração na vida de Aliança! Hubertus Brantzen/Karen Bueno – Ao falar sobre o seu tempo de estudante, você se recorda de alguma vez ter colado em uma prova? Essa certamente não é uma atitude nobre, mas…

Levamos conosco a nobreza e o DNA divino

  A vivência da filialidade como fundamento do ser cristão Ir. Neiva Maria Pavlak – Nos Evangelhos encontramos a grande novidade que Jesus veio trazer ao mundo: o anúncio de que Deus é verdadeiramente seu Pai e nosso Pai. Ele nos revela o rosto de um Pai amoroso e misericordioso que “amou tanto o mundo,…

Enem, vestibulares: confiança e filialidade heroica

      Confiamos que Deus tem um plano para nossas vidas? Ana Paula Paiva – Estamos às vésperas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – que marca as oportunidades de acesso à universidade por meio de uma prova de caráter nacional e unificado. Trata-se de uma ocasião na qual os alunos que…

Mês vocacional: Como ouvir o chamado de Deus?

  Um momento onde Deus nos toca pessoalmente Ir. M. Sandra Regina Netto – Falar de um tema que necessita de tempo, paciência, meditação e reflexão numa época tão contraditória, a era do imediatismo, é um grande desafio. Vivemos a cultura do “quanto mais rápido, melhor!”. As redes sociais nos estimulam muitas vezes a uma…

Histórias de JMJ: Onde descobri minha vocação

  Ir. Lúcia Maria Menzel : “Quando presenciamos vivências fortes da fé, também nos questionamos sobre o que Deus quer de nós”   Juliana Dorigo – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é sempre um momento marcante, uma vivência forte e de espiritualidade que marca, para sempre, a vida de quem participa. E foi assim, através…

O caminho da vocação, entre a liberdade e a incerteza

      Dúvidas fazem parte dessa jornada que inicia com a pergunta: o que Deus sonhou para minha vida? Christian Callegari – Desde que iniciamos nossa caminhada na fé, um dos temas mais polêmicos e inquietantes é o da vocação. “Qual será a minha?”, “Será que estou no caminho certo?” – são perguntas que…

Vocação consagrada: Somente para os “loucos de amor”

  Dois desafios e a resposta dos “Veneráveis” schoenstattianos da Igreja Católica Karen Bueno / Ir. M. Nilza P. da Silva – João Pozzobon costumava dizer que existem dois tipos de loucos: aqueles que acabam num hospício… e os que são LOUCOS DE AMOR. Hoje vamos falar sobre este segundo caso. Ao se questionar sobre…

Já leu ‘Cristo Vive’? A Juventude indica alguns trechos

  12 de agosto é Dia Internacional da Juventude, dia de celebrar aqueles que são não apenas o futuro, mas o presente vivo e atuante da Igreja e do mundo. A Exortação Apostólica do Papa Francisco para os jovens, Christus vivit, traz justamente uma reflexão sobre o papel e a missão dos jovens no mundo…