O que é a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha?

alianca_amorA Aliança de Amor com Maria é a forma original que Schoenstatt possui de viver a aliança batismal. Nela se expressa e se garante a aliança com a Santíssima Trindade. A primeira Aliança de Amor em Schoenstatt foi selada pelo Fundador, Pe. José Kentenich, e os seus educandos, na Capelinha de São Miguel, em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914. Eles se entregaram como instrumentos nas mãos de Maria, para tornar a Capelinha um Santuário de graças e escola de homens novos: os aliados se empenham seriamente na vivência de seu batismo, entregando os méritos obtidos como contribuição para que Maria faça da Capelinha a sua morada, um lugar de graças e de educação de missionários para a renovação do mundo.

Promessas e exigências

Na conferência desse dia, Pe. José Kentenich apresenta as promessas da Mãe de Deus e as exigências que ela faz, na Aliança de Amor. São elas que distinguem a Aliança de Amor de outras modalidades de consagração a Maria.

Exigências da Aliança de Amor:

1. Provar que amamos a Mãe de Deus e que levamos a sério os nossos propósitos.
2. O esforço na auto-educação, “Esta santificação exijo de vós”.
3. Elevar ao máximo as exigências a respeito de nós mesmos.
4. Destacar-nos pelo fiel e fidelíssimo cumprimento do dever.
5. Dedicar-nos a uma zelosa vida de oração.
6. Oferecer muitas contribuições ao Capital de Graças.

Exigências da Aliança de Amor:

1. A Mãe estabelecer-se-á no Santuário.
2. Do Santuário distribuirá dons e graças em abundância.
3. Ela atrairá para si os corações juvenis.
4. Ela os educará.
5. Fará deles instrumentos aptos.
6. E, com eles, na medida que se abandonem “em suas mãos”, empreenderá um movimento de renovação.

Esse ato fundacional é a fonte de vitalidade e o centro da espiritualidade de Schoenstatt. Todos os que selam a Aliança, se unem ao Fundador, no mesmo compromisso de Amor com Maria, para que ela atue no Santuário. Assim, cada Aliança de Amor é uma renovação do 18 de outubro de 1914, atualizando assim o carisma e as graças da origem.

A Aliança de Amor vivida em profundidade faz nascer também uma forte consciência de missão; conduz os que selaram a se converterem em eficazes instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com ela na renovação religiosa e moral do mundo. Por meio desta Aliança de Amor, Schoenstatt realiza seu compromisso de construir a história em dependência e contato filial, livre e total com Cristo, o Senhor da história, por Maria, sua colaboradora permanente.

O Dia da Aliança de Amor

Assim como Nossa Senhora de Fátima é lembrada no dia 13 de cada mês, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é celebrada em cada dia 18, porque Deus escolheu o dia 18 de outubro de 1914 para a realização da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt, e a Fundação dessa Obra Internacional.

Os membros da Obra de Schoenstatt celebram mensalmente esse atuar divino no ato da Fundação e renovam, nesse dia, a sua inclusão pessoal na Aliança de Amor, rezando a sua oração de consagração e entregando novamente as ofertas ao Capital de Graças, fortalecendo assim a unidade da Família Internacional e sua consciência de instrumento da Mãe e Rainha, a serviço da Igreja. Assim, a cada dia 18 se atualiza a fundação e, certamente, Deus renova também as graças da origem e o carisma do Fundador, Pe. José Kentenich.

Nos Santuários de Schoenstatt, geralmente, nesse dia é colocado diante do altar o “Livro da Aliança”, com a assinatura de todo os que selaram a Aliança de Amor e que nesse dia, provavelmente, visitam espiritualmente esse lugar de graças e renovam a sua Aliança.

Nas diversas paróquias e comunidades em que a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt está presente, a Aliança de Amor é celebrada, geralmente, com a Santa Missa, renovação da nova e eterna Aliança de Cristo. O celebrante aproveita para ter um contato mais próximo com as famílias que recebem a Mãe Peregrina e é uma ocasião propícia para acolher as famílias que ainda não descobriram a alegria de participar ativamente na comunidade paroquial e estimulá-las à essa comunhão cristã.

Leia mais....

 

A Aliança de Amor possui diversos graus de profundidade, um deles é a Carta Branca

O terceiro grau de profundidade é a Consagração de Inscriptio.