Ideal Pessoal: Amar pelo servir em prontidão filial

Data de Nascimento: 12/02/1943
Data de falecimento: 05/07/1966

regininhaMaria Regina Sakura Tokano, ou Regininha, como é conhecida, nasceu em Jataizinho/PR no dia 12 de fevereiro de 1943. Descendente de família japonesa, passa a maior parte de sua infância e adolescência com seus pais em Uraí/PR.

Com grande idealismo, sabe enfrentar com fortaleza, perseverança e responsabilidade as lutas consigo mesma e com o ambiente que frequenta. Luta pela conquista do elevado ideal que descobre como meta de sua vida e aspiração.

Aos 17 anos, em 1961, Regininha foi morar no pensionato do Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, para cursar História. Assumiu então o cargo de bibliotecária no pensionato, como forma de ajudar no custeio de suas despesas pessoais. Maria Regina é uma pessoa sempre alegre e sorridente, quieta, tímida e muito sensível; nunca muda de humor, é de estatura pequena e delicada, seu modo de trajar sempre muito simples. Sua maneira delicada de falar e de se portar faz com que todos sintam prazer em conviver com ela. Com sua percepção, sabia dizer se uma pessoa estava triste ou alegre, apenas pela maneira de falar ou pela expressão de seu rosto. Uma de suas características marcantes é a serviçalidade, o que viria a marcar seu ideal pessoal: “Amar pelo servir em prontidão filial”.

Um convite que mudaria sua vida foi o de participar da Juventude Feminina de Schoenstatt. Regininha vivia intensamente da graça da filiação divina. Seu amor pelo Pai Celestial e pela “Mãezinha” era tão grande que sua alma tinha uma apurada sensibilidade aos desejos de Deus. Selou a Aliança de Amor em 8 de dezembro de 1961 no Santuário de Londrina e em 18 de outubro de 1963, junto ao seu grupo, fez a consagração como Carta Branca.

Sente-se chamada por Deus à vida consagrada, porém não consegue concretizar esse projeto porque muito cedo é colhida pela mão paternal de Deus. Ele a chama para junto de si, aceitando a oferta heroica e generosa de sua jovem vida, no dia 5 de julho de 1966, em Curitiba/PR.

Na escola onde lecionava em Uraí, encontra-se um memorial com sua fotografia, como expressão do carinho e da amizade de seus colegas e uma Capela dedicada à MTA, em homenagem à Mãe de Deus e seu Santuário, berço de sua santidade. Também em Uraí, há uma escola estadual que recebeu o nome de Maria Regina Tokano. Por longos anos, professores, companheiros de profissão e alunos se lembrarão daquela que consideram tão especial e cujo segredo de vida desejam descobrir e perpetuar.

Tudo isto nos fala de sua influência apostólica no meio onde atuava. Regininha foi uma pequena semente que se lançou com amor e ousadia no solo sagrado de Schoenstatt, para a Glória de Deus e o louvor de Maria.

Em seu diário encontramos:

“Quero ser sempre pequenina como no primeiro momento da vida, com um coração puro, sincero, angelical, para estar sempre juntinho da Mãezinha e do Pai Celestial que tudo me dá e que me ama muito…Tenho o coração no Santuário e o Santuário no meu coração!… Quero ser Santa. Santo é aquele que vive conforme a vontade do Pai. Deus é perfeito, por isso devo ser perfeita, não só no pensar e sentir, mas principalmente no viver. Dá-me tornar vivência aquilo que me ensinas através de Schoenstatt!”

“…ou tudo ou nada, como para mim não existe o nada, sobra-me o tudo…”