Ideal Pessoal: Guarda Nobre do Santuário – Sagrada Primavera

Data de Nascimento: 12/12/1904
Data de Falecimento: 27/06/1985

pozzobonDesde menino, João Pozzobon distinguiu-se por sua piedade e disposição para servir. Esteve dez meses no Seminário e, devido a problemas de visão e necessidades de seus pais, voltou para casa. Assim, Deus o preparou para a grande missão que ele deveria realizar: iniciar a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Em 1947 conheceu a pedagogia de Schoenstatt e a espiritualidade do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável. Quando o Pe. Kentenich chegou ao Brasil, estabeleceu-se entre ambos um profundo vínculo.

Orientado pelo Pe. Celestino Trevisan, participou de reuniões em um grupo de homens. Para celebrar mais fervorosamente o Ano Santo de 1950, quando a Igreja se preparava para a proclamação do dogma da Assunção de Maria, Pozzobon decidiu rezar o terço nas famílias da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Santa Maria/RS, onde se encontra o Santuário.

Certo dia, convidado a acompanhar Ir. M. Teresinha Gobbo na reza do Terço em uma família, esta lhe entrega a imagem e pede que cuide para que ela peregrine todos os dias. O senhor João Pozzobon assumiu com serenidade esse compromisso.

Terminado o ano de 1950, por própria iniciativa, continuou com a reza do terço, realizando também um trabalho catequético e pastoral junto às famílias visitadas.

Com o tempo, a “Campanha do Terço”, como ele a chamou de início, foi se ampliando, exigindo uma autêntica fidelidade, como demonstram os 140.000 km percorridos com a Imagem Peregrina. Visitou escolas, hospitais, presídios, etc.

A pedido de algumas famílias, que desejavam receber com mais frequência a Mãe Peregrina, entregou-lhes uma imagem menor, que deveria fazer uma visita mensal a cada lar. Com o tempo esse apostolado foi crescendo e outros grupos de família foram se organizando para receber a imagem da Mãe e Rainha todos os meses. Novas imagens foram solicitadas e hoje a Campanha alcança mais de 90 países.

O Sr. Pozzobon foi ordenado Diácono Permanente no dia 30 de dezembro de 1972, em Santa Maria/RS. Toda a sua vida e atividades foram impulsionadas pela Aliança de Amor: amor à Mãe Três Vezes Admirável, a “Mãe e Rainha”, como ternamente ele a chamava; amor e vinculação ao Santuário, de onde recebia, como ele mesmo confessava, todas as forças e graças para o desempenho de sua missão; amor e fidelidade ao Pe. José Kentenich, Fundador e Pai da Família de Schoenstatt, de quem o Sr. João Pozzobon se considerava um “aluninho”.

pozzobonA vida de oração, que ele tanto incentivava, era levada muito a sério por ele próprio. Chegou a rezar até quinze rosários por dia. Em 1979, viaja a Europa com a Mãe Peregrina, visitando Schoenstatt e Roma. A Mãe Peregrina Original – como é conhecida a imagem que o acompanhava – recebe as graças do Santuário Original, também é abençoada pelo Papa João Paulo II em Roma.

Em 27 de junho de 1985, é atropelado por um caminhão, a caminho para a Santa Missa no Santuário, e veio a falecer. Seu processo de beatificação foi aberto em 1994, na Diocese de Santa Maria/RS. Atualmente corre em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos.

Veja mais aqui

 

Referência Bibliográfica:

“Herói hoje, não amanhã” – Esteban Uriburu