Ideal Pessoal: Ave Imperatrix, morituri te salutant

Ano de Nascimento: 1897
Data de Falecimento: 23/04/1917

max brunner“Salve Imperatriz, os que estão prontos a morrer por ti, te saúdam!” Tais palavras pronunciadas em hora de extremo perigo de vida, nos revelam uma fresta da grandeza de alma desse jovem herói.

Max Brunner (1897-1917) nasce ao sudoeste da região da Baviera, na Alemanha, e ingressa na casa de formação dos Padres Palotinos, em Schoenstatt, no ano de 1911.

No começo, não se entusiasma com as iniciativas do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que nascia e florescia, arrebatando o entusiasmo de muitos jovens. Mesmo assim, no ano de 1914 adere à Congregação Mariana, como membro, e passa a ocupar um papel de liderança, especialmente na seção de Missões.

A Aliança de Amor opera maravilhas em seu coração e, sob a orientação do Pe. José Kentenich, Max Brunner descobre ideais elevados e sente-se impulsionado a dar a sua vida pela causa de Deus. Dele vem a expressão “Ave, Imperatrix, morituri te salutant” (“Salve, Imperatriz, os que estão prontos para morrer te saúdam”), que muitas vezes o Pe. Kentenich cita para referir-se à atitude abnegada e festiva dos primeiros congregados heróis, com relação à entrega de suas vidas pela causa de Schoenstatt, se preciso fosse.

Em março de 1916, o jovem Max Brunner é realmente chamado para alistar-se como soldado na Primeira Guerra Mundial. Depois do seu tempo de formação como soldado, em novembro de 1916 – em Andernach, na Alemanha – é enviado para a frente de batalha. Em 23 de abril de 1917, morre na luta, em Arras, França.

Em agosto de 1934, são encontrados seus restos mortais e os seminaristas e Juventude Masculina da época fazem o transladado para o monumento dos heróis, junto aos de Hans Wormer – outro herói de Schoenstatt.

max brunnerMax Brunner é uma das primeiras Cruzes Negras* enterradas à sombra do Santuário Original em Schoenstatt. Sua vida doada inteiramente na Aliança de Amor continua a entusiasmar outras vidas e mostrar que vale a pena viver e morrer por um grande ideal.

“A uma Rainha não podemos negar nada, Ela tem poder sobre mim, pode dispor de mim”, Max Brunner.

“Ave Imperatrix, morituri te salutant”. É uma expressão de total disponibilidade, de querer até dar a vida por Maria, em defendê-la e fazê-la reinar. Coroá-la significou deixar-se utilizar incondicionalmente por ela, segundo seus interesses.

* Cruzes Negras são jovens da primeira geração que ofereceram suas vidas pela Obra de Schoenstatt.