O processo de beatificação do Pe. José Kentenich teve início em 10 de fevereiro de 1975. Até o momento o trabalho transcorre na Diocese de Treves/Alemanha.

Segundo os responsáveis pelo processo, o trabalho reuniu uma grande quantidade de testemunhos sobre sua fama de santidade. Milhares de pessoas, de 87 países nos cinco continentes, recorrem à sua intercessão e se orientam por seu exemplo de vida. Os numerosos escritos publicados foram examinados por quatro especialistas em teologia, que manifestaram que neles não se encontra nada contra o dogma e a lei moral da Igreja. Mais de cem pessoas deram o seu testemunho, declarando ante o tribunal eclesiástico. Isso é muito importante, uma vez que o objetivo do processo é a verificação do heroísmo de vida e de virtudes do servo de Deus. As testemunhas são interrogadas sobre as recordações e vivências que tiveram no contato direto, em muitos casos, durante dezenas de anos, com o Pe. Kentenich. Podem manifestar-se a favor ou contra, fazer suas objeções, apresentar documentos, etc.

Nos últimos anos, o trabalho se concentrou na correção e avaliação de seus escritos não publicados: cartas particulares, documentos pessoais, conferências e retiros não editados, etc. Uma comissão de peritos em história da Igreja e em arquivos tem sido responsável por essa tarefa. A enorme quantidade destes escritos demanda muito tempo e energia. Foi requerido documentação em mais de 110 arquivos eclesiásticos e civis.

Tanto para os arquivos como para os testemunhos, se tomou em consideração os lugares onde Pe. Kentenich viveu ou desenvolveu suas atividades pastorais: Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e África do Sul. Quando a comissão de historiadores acabarem sua tarefa, está previsto para os próximos meses, faltará, então, pouco para a finalização da etapa diocesana do processo. Em seguida, vem a etapa definitiva em Roma.

É impossível dizer quando chegará ao final. É necessário, também, um milagre comprovado para a beatificação e ninguém pode “organizar” um milagre. Pode somente implorá-lo.

 

Cliquei aqui e reze pela sua beatificação

 

Enviar seu relato de graça alcançada