A Obra Internacional de Schoenstatt tem uma estrutura federativa, formada por mais de 20 comunidades independentes juridicamente umas das outras. A raiz que as une e vincula é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, o mesmo Fundador, a espiritualidade e objetivos comum.

Os Institutos e as Uniões são as comunidades responsáveis pela espiritualidade no Movimento. Seus membros vivem a radicalidade dos conselhos evangélicos sem, contudo, fazerem votos. Já os membros das comunidades da Liga se comprometem ao empenho apostólico sem vincular-se obrigatoriamente a uma vida de comunidade. Conforme o desejo do Fundador, o Pe José Kentenich, os membros dos Institutos e das Uniões têm a tarefa de servir, na medida do possível e em disponibilidade responsável, às organizações da Liga e do Movimento Popular e de Peregrinos.

Trata-se de uma Família Internacional, com organização federativa. O que une a todos são os três elementos essenciais:

A mesma raiz: A Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt;

O tronco de espiritualidade, por onde as graças fluem: o Santuário Original (e os santuários de Schoenstatt, em diversas modalidades, no mundo inteiro);

O mesmo Fundador: Pe. José Kentenich, cujo carisma todos assumem, fazendo parte deste a mesma espiritualidade, pedagogia e missão.

Também caracteriza a Obra de Schoenstatt, o que vemos no gráfico da árvore acima: a pertença a uma ou outra comunidade não implica em diferenças hierárquicas. O decisivo para uma pessoa pertencer a uma comunidade é sempre a vocação pessoal que Deus concede a cada um.