Clique e entre no site do Instituto

 

“Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!” Papa Francisco

Quem somos?

O Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Servo de Deus Pe. José Kentenich, em 1º de Outubro de 1926, Alemanha. Carisma: ser uma viva presença de Maria na Igreja e no mundo.

“A importância das Irmãs de Maria para a nossa cultura consiste, antes de tudo, em representar o verdadeiro, o genuíno tipo de uma mulher moderna.” (Pe. José Kentenich)

Como imagens vivas de Maria, colaborar para o resgate da família segundo os planos de Deus e da dignidade feminina, hoje tão ofuscados por valores transitórios. Como afirma o Papa João Paulo II:

“A Irmã de Maria espelha seu agir na Mãe de Deus, de quem deseja ser constante indicação de caminho.”

Instituto Secular? Qual é o nosso lugar na Igreja?

Os Institutos Seculares vivem sua consagração em meio aos desafios do mundo. Seus membros procuram santificar as realidades partir de dentro, estar no meio do mundo de um modo diferente, como “luz, sal e fermento”, de modo atuante e transformador. Como instrumentos de Deus, atuam por meio da evangelização em todas as áreas possíveis, a fim de infundir nas mais desafiadoras realidades o “hálito divino”. “Deixar tudo, que é nada, para abraçar o verdadeiro TUDO que é Deus!”

Uma comunidade internacional

Desde os primeiros anos da fundação, o Instituto a ultrapassa as fronteiras da Europa e atua hoje em 29 países, com Irmãs vindas de 35 nações. No ano de 1935, doze Irmãs de Maria de Schoenstatt chegam ao Brasil, no Paraná, enviadas pelo Fundador. Hoje, possuem casas em 11 estados e atuam em todo o país.

 

 

Desempenho de todos os talentos

Os membros do Instituto atuam na Educação, Enfermagem, Assistência Social, na Cultura musical e artística. Em áreas como costura, culinária, design de exteriores e interiores, informática e outras. Como tarefa especial, nos diversos Ramos do Movimento de Schoenstatt, orientação de famílias, jovens, crianças, peregrinos e na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Há também no Instituto o ramo contemplativo, as Adoradoras, que elevam a Deus um contínuo louvor, reparação e súplica pela Obra de Schoenstatt,  Igreja e o mundo.

Nossa espiritualidade

A Irmã de Maria se une inteiramente a Deus, por uma consagração à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt vivendo os conselhos evangélicos da pobreza, virgindade e obediência. Pela Aliança de Amor, entrega-se com toda a sua personalidade, para que, com sua colaboração pessoal e a graça de Deus possa tornar-se uma viva imagem de Maria, a fim de conduzir muitos a Cristo. O centro da espiritualidade é o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, no qual, com seu Filho Sacramentado, Maria atua como a grande Mãe e Educadora.

“Vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo.” Papa Bento XVI

O amor de Deus vos escolhe!

Jovem, “é a Jesus que buscais, quando sonhais com a felicidade, é Ele quem vos espera, quando não vos satisfazeis com nada que encontrais… a felicidade que procuram, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré! Alguém que não engana e não pode enganar e por isso é capaz de oferecer uma certeza tão firme que permite viver por ela e, nesse caso, também morrer por ela… Deus procura corações jovens, busca jovens de coração grande, capazes de fazer espaço em sua vida para ser protagonistas da Nova Aliança” (Papa Bento XVI aos 2.9.07 em Loreto, Itália).

 

Entre em contato conosco:

Atibaia/SP:

Ir. M. Franciane Castelani, e-mail: imvocacional@gmail.com

Fone: (11) 4414-4200 /  9.4392-5884

Santa Maria/RS:

Ir. Maria Aparecida Gehm,  e-mail: irmasdemariasm@gmail.com

Fone: (55) 3220-0222 / 9.9219-0137

Garanhuns/PE

Ir. Gloria Maria Melo, e-mail: ir.gloriamariamelo@hotmail.com

Fone: (87) 9.8125-0508

 

 

Veja as fotos da última vestição no Brasil