Clique e entre no site do Instituto

 

Somos uma comunidade de casais católicos e orientamos nossa vida pela fé na presença de Cristo no Matrimônio. Em meio ao mundo, nas condições normais do dia-a-dia, queremos viver felizes e, como Maria, pertencer unicamente a Deus. Em aliança com Ela seguimos nosso caminho.

  • No cônjuge, nos filhos e em cada pessoa, encontramos a Deus. Nossa vida com o outro e para o outro é ao mesmo tempo servir a Deus.
  • Nosso amor conjugal é integral. Abrange o ser humano em todas as suas dimensões.
  • Vivemos nossa fé e a transmitimos, pois somos, como família, uma célula viva.

Como Igreja no Pequeno – Igreja Doméstica – contribuímos para a renovação da família, da Igreja e da sociedade. O Padre José Kentenich (1885 – 1968) fundou nossa comunidade como um Instituto Secular de Famílias, colocando-o a serviço da Igreja.

A Visão

O futuro da sociedade e da Igreja é decidido na família. Por isso precisamos de famílias que, por sua vida e seu ser, impulsionem a transmissão da vida cristã integral e adaptada ao nosso tempo. Nosso fundador, Padre José Kentenich teve esta perspectiva quando, em 1942 fundou este instituto secular de casais católicos, no marco da Obra de Schoenstatt.

Nossa comunidade ajuda os casais a tornarem seu matrimônio vivo e fecundo. Ajuda a formar famílias nas quais se eduquem os filhos como personalidades cristãs livres; famílias que sejam oásis para seus integrantes e adjacências, nas quais a fonte da vida esteja sensivelmente presente e o matrimônio seja um caminho à santidade, um sacramento, uma realização e uma escola do amor divino.

Nossa Comunidade

Nossa visão tornou-se realidade! Atualmente, na Europa, na América do Norte e do Sul, numerosos casais de nossa comunidade trilham esse caminho de seguimento a Cristo, como num “Convento” moderno.

Orientamo-nos pelos conselhos evangélicos. Nosso estilo de vida como casal e família se diferencia pela sua natureza, daquele dos religiosos celibatários. O objetivo, entretanto, é o mesmo: viver decididamente nossa vocação, em total seguimento a Cristo. A original aliança de amor em Schoenstatt, com Maria a Mãe de Deus é importante fonte de forças na nossa vida diária. é nosso caminho para viver a Aliança de Amor com o cônjuge e com Cristo no matrimônio, assim como com as pessoas que Deus nos confiou. A comunidade, o diálogo regular e as formas concretas de vida nos ajudam a viver diariamente nossa visão e nossa convicção e, assim, formar células de cristianismo vivenciado na sociedade e na Igreja.

 

 

Nossa forma de Vida

Como casais e famílias

  • nos engajamos numa educação matrimonial viva e amorosa
  • educamos nossos filhos para serem personalidades livres e originais
  • agimos com consciência e responsabilidade frente às coisas materiais e ao meio ambiente
  • modelamos a família como fonte de vida na sociedade e na Igreja
  • empenhamo-nos por um relacionamento vital com Deus que direciona a vida diária, cujo centro é o Santuário Lar

Como Comunidade

  • vivemos em união fraterna, familiar
  • encontramos regularmente para intercâmbio
  • nossas formas concretas de vida nos ajudam a assegurar e a concretizar nossos ideais

Nossa Estrutura

A Família, com os direitos e obrigações que lhe são inerentes é a menor célula de nossa comunidade, concebida por nosso fundador como “Família de Famílias”. Ele tinha em vista um “homem novo e um novo tipo de comunidade”, caracterizando-se por menos vínculos e regras obrigatórios e por mais liberdade, co-responsabilidade e permanente motivação.

Isto se expressa na estrutura de nossa comunidade. Cada casal está integrado numa dupla estrutura:

  • na comunidade livre (cursos) que dá maior liberdade e co-responsabilidade
  • na comunidade oficial (regiões) que garante a vida por mais obrigações comunitárias e vínculo.

A direção internacional do Instituto é exercida pelo casal superior geral, juntamente com seus casais conselheiros. São eleitos pelo Capítulo Geral que é, por direito, a instância superior do Instituto e que desempenha a função legislativa. Elege igualmente o Assistente Espiritual.

A função diretiva da comunidade oficial nas diferentes regiões é assumida por casais superiores, que desempenham o papel de “pais da comunidade”, pois somos “Família de Famílias”. Os superiores com seus conselheiros desempenham a função de direção da comunidade nas Regiões (em âmbito nacional).

Espiritualidade

Nossa espiritualidade caracteriza-se pelo fato de que nós trilhamos o caminho para Deus, como casal.

Em nosso amor que abrange todas as dimensões do nosso ser, Cristo torna-se presente. Isto vale de maneira especial para a união matrimonial. Como Cristo ama sua Igreja, também nós nos amamos e nos mantemos unidos na alegria e no sofrimento. Assim, nossa aliança com Deus se torna concreta em nossa aliança matrimonial. A aliança de amor com Maria se constitui na nossa fonte de força

Deus se interessa por nós, quer agir através de nós. Se nos colocarmos à disposição, como Maria, somos seus instrumentos. Através de nós Ele gera nova vida em nossos filhos e muito mais além. Ele nos confia a co-responsabilidade pela criação inteira e quer nosso serviço a favor da vida.

Na vinculação correta com os homens e o mundo, encontramos o caminho para Deus. “Fazer o ordinário extraordinariamente bem” é a essência do nosso agir. Procuramos as pegadas de Deus em tudo que nos acontece, para descobrirmos sua vontade a nosso respeito e assim orientar nossa ação.

Leia mais....