A A A

Juventude Masculina de Schoenstatt

Juventude Masculina de Schoenstatt

Clique para entrar no site do Jumas

jumas

A Carta Magna da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), escrita em 16 de novembro de 2008, descreve a vivência e busca pela santidade dos jovens, baseada na frase que expressa seu ideal nacional: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”.

Leia a Carta Magna do Jumas:

Diante de um mundo massificado, de homens distantes de Deus, egoístas, sem valores, incapazes de amar e manter vínculos profundos, a Juventude Masculina de Schoenstatt luta pela formação do Homem Novo.

Jovens como os demais, vivemos de forma firme e consciente nosso ideal, buscamos heroicamente a santidade na vida diária, espelhando-nos em Jesus e nos heróis de Schoenstatt. Educados por Maria, nosso estilo de vida é apostólico e coerente. Vivendo livremente, construímos a Nova Comunidade, ou seja, o mundo novo proclamado por Jesus.

O ser humano é um ser social e precisa vincular-se, ligar-se a alguém ou a algo. Schoenstatt e o Jumas são a grande oficina da vinculação, na qual, por meio de uma troca de corações, aprendemos a suprir as necessidades uns dos outros e nos vincularmos por inteiro ao mundo, sabendo extrair o que é bom e lidar conscientemente com o prejudicial. Assim, passamos a ser verdadeiros irmãos, escolhidos por Deus e por Maria.

A Aliança de Amor com Ela é nosso caminho concreto na busca pela santificação. Maria troca seu coração com o nosso e nos proporciona uma vivência única de amor. Com isso, é constituído um Santuário em nosso interior, que devemos honrar, como Maria honra seu compromisso conosco.

Essa prova de amor não se dá por um único “sim”, mas pelo “sim” diário da Mãe de Deus e por nossas contribuições ao Capital de Graças. Isso é fundamental para que essa corrente de vida se fortaleça e passe de geração a geração. “Nada sem Nós, Nada sem Vós”.

Por gerações, esse legado é vivido por nossos santos e heróis. Em resposta à vida de santidade deles, queremos ser incendiados pelo Fogo do Espírito Santo e, por nossa missão, inflamar as gerações futuras.

O Fogo Heroico nos é apresentado como força-motriz para a transformação dos corações juvenis. Ele possui dois aspectos: destrói o mundo velho e incendeia o mundo novo, fazendo surgir a face de Cristo em nós, já que foi Ele o responsável por acender, com seu amor, essa chama.

Jesus, o filho obediente do Pai, transpareceu para os homens a paternidade divina. Visto que a estrutura do homem está fundamentada na filialidade e na paternidade (Puer et Pater), o Jumas busca em Cristo seu ideal. Esse nosso anseio surge como resposta à necessidade da sociedade por figuras paternas, que geram vida e exercem sua liderança. O pai tornou-se ausente devido à deturpação de seu papel social e à perda da sensibilidade para a ação divina na vida diária.

Somente por meio de uma vivência concreta de filialidade, podemos compreender o valor da paternidade. A partir dessa vivência, crescemos na confiança e na fé em Deus. Então, seguindo a ordem do ser e a ordem do agir, somos filhos diante de Deus para atuarmos como pais para os homens, assim como o Pe. José Kentenich, nosso Pai Fundador, o fez.

Ele proclamou o Tabor, ideal e missão do Brasil, ao ver a grande capacidade filial de seu povo, aberto a se transfigurar, da mesma forma que Jesus o fez, no monte Tabor. Cristo transformou um lugar onde era bom estar em um lugar de missão, graças e glórias. O mesmo deve acontecer no Brasil.

O Santuário, Tabor das glórias de Maria, é o local onde o homem é formado à imagem de Cristo, tornando-se um Filho Heróico. Esse processo se inicia pela Aliança de Amor, na qual somos educados para sermos Homens Novos, personalidades livres, firmes e apostólicas, assumindo, assim, a missão de transformar o Brasil e o mundo em um Tabor.

Entregamos nossa Carta Magna do Ideal Nacional à querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que nos escolheu como instrumentos da sua obra renovadora do mundo e transformadora dos corações juvenis.

Jaraguá, 16 de novembro de 2008.

Mais informações e contato: jumasbrasil.com.br