uniao dos padres

 

  • Identidade:

A União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt  é um dos três Ramos da Coluna Sacerdotal do Movimento Apostólico de Schoenstatt  e constitui-se  como Pars Motrix  (Parte Motriz), juntamente com os Institutos, na direção da Obra de Schoenstatt.

A finalidade da União é promover um Apostolado Sacerdotal Mariano, a formação de líderes e a santificação dos seus membros.

  • Ideal:

“Levar Schoenstatt em seus ombros!” Pe. José Kentenich]

A União Apostólica de Sacerdotes de Schoenstatt tem o mesmo ideal dos “Exploradores da Terra de Canaã”, que levando em seus ombros a Arca da Aliança, introduziram o povo na Terra Prometida (cfe. Nm 13,23 e Js 3,3). Schoenstatt, e seu Santuário, são hoje, a “Arca da Aliança” do novo tempo, e, os Padres Diocesanos da União, se entendem como os que devem levar o Movimento (Schoenstatt e o Santuário) em seus ombros, rumo à Terra Prometida, ao Brasil Tabor e à Igreja do futuro.

  • Missão:

– Cultivar a espiritualidade mariana de Schoenstatt nos Sacerdotes Diocesanos.
– Promover a formação orgânica de seus Sacerdotes através da autoeducação.
– Promover a fraternidade Sacerdotal.
– Prestar assistência religiosa junto aos Santuários de Schoenstatt.
– Prestar assessoria formativa e religiosa aos demais Ramos do Movimento.
– Estabelecer um elo de ligação entre o Movimento e a Igreja Particular

  • Fundação:

Em 20 de janeiro de 1919, os primeiros candidatos a Sacerdotes fundaram a Federação Apostólica em Dortmund-Hörde na Alemanha. Dela se desenvolveu uma forte comunidade de Sacerdotes, a qual se dividiu em Instituto, União e Liga. A fundação da primeira Federação autônoma de Sacerdotes se realizou, com a provação do Fundador, Pe. José Kentenich, em 04 de janeiro de 1966 em Würzburg na Alemanha.

  • Para pertencer:

– Ser Sacerdote Diocesano Incardinado ou Seminarista Diocesano.
– Conhecer ou ser simpatizante da pedagogia e espiritualidade de Schoenstatt.

Para fazer a incorporação na Comunidade da União de Sacerdotes de Schoenstatt, cada candidato precisa ser pessoalmente admitido pela Direção da União. Por meio da prática das virtudes morais, a Comunidade da União almeja levar seus membros à santidade de vida diária. A incorporação não restringe em nada os compromissos com o Presbitério Diocesano, mas, pelo contrário, quer ajudar a cumpri-los com maior fidelidade e eficiência. Para tanto, segue-se um itinerário formativo estabelecido até a sua Consagração Perpétua.

Contatos:

1- Pe. Heitor Morschel
Fone: (51) 99704.2528
Email: pheitormor@gmail.com

2- Pe. Miguel Costa
Fone: (51) 99168.0522
Email: pe.miguelmc@gmail.com