Aliança de Amor: Uma Mãe, um carisma e uma missão

Pe. Humbert Vonlanthen* – De um pequeno grão de trigo, surgiu Schoenstatt, uma Obra da Providência Divina de abrangência mundial, que se comprovou em duas guerras mundiais, sobreviveu intacta à perseguição e aos campos de concentração do regime nazista, enfrentou destemidamente as provações pela Igreja e continuará a enfrentar todas as investigações críticas atuais. Uma…

Aliança de Amor: sinal da misericórdia de Deus!

A Aliança é o maior sinal do amor misericordioso que “não se cansa de nos perdoar!” (Papa Francisco) Ir. M. Nilza P. da Silva – Toda a História Sagrada é um poema que narra a trajetória da pequenez humana, com suas quedas e fracassos, e o Pai de misericórdia que se inclina com amor ao…

Filhos consagrados à Maria

  Consagração do Pe. José Kentenich Ir. M. Marcia Carmo da Silva – “Educa meu filho! Sê-lhe inteiramente mãe! Cumpre no meu lugar os deveres de mãe” [1], assim reza Catarina Kentenich, diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário, no dia 12 de abril de 1894. Dificuldades familiares e econômicas obrigam-na a deixar seu…

A misericórdia divina nos presenteia o rosto de uma Mãe

  “Num gesto de misericórdia infinita presenteaste a Schoenstatt uma flor de rara nobreza”[1] Karen Bueno – Ao entrar no Santuário de Schoenstatt, qual imagem “prende” os seus olhos em primeiro lugar? O que mais lhe impacta? Há símbolos e peças bonitas para ver, mas é provável que a sua resposta, quase que instintivamente, seja…

Da Anunciação ao Tabor: Transfigura a realidade hoje!

  “Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza” (Papa Francisco, Encíclica Laudato Si, 241) Karen Bueno – Todos os dias, a vida pede uma série de pequenas decisões que preenchem nossa rotina: que roupa vestir? O que vou comer (ou preparar) hoje no almoço? Vejo um filme ou…

O que significa TRANSFIGURAR?

  Vamos conhecer o verbo que traduz nosso ideal nacional Pe. Clodoaldo Kamimura – Que mania nós, os schoenstattianos, temos de usar termos incomuns nas nossas coisas! Temos até a necessidade de explicar certas expressões que usamos, como é o caso, por exemplo, do lema para o próximo triênio: Missionários da Esperança. Em Cristo, transfiguremos…

Esperando contra toda esperança

  “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” (Lc 24, 18) Pe. Vandemir J. Meister – A esperança contra toda desesperança volta a surgir no rosto da primeira comunidade cristã na passagem bíblica de Emaús. Esse rosto que tem cada um de nós, que peregrinamos…

O 31 de maio: Proclamação da Missão de Schoenstatt

  Fábio e Elaine Melquiades – O III Marco Histórico de Schoenstatt, o 31 de Maio de 1949, nos recorda o ato realizado pelo Pe. José Kentenich no Santuário de Bellavista, em Santiago do Chile. Nessa data o Pai e Fundador colocou sobre o altar do Santuário a primeira parte da carta reposta, que foi…

Pe. Kentenich e as ‘pequenas virtudes’

  O Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, valorizava muito e ensinava a cultivar as chamadas “pequenas virtudes”. Essas virtudes chamam-se “pequenas”, porque sua prática quase não chama a atenção ou passa totalmente despercebida ao redor. Porém, são grandes diante de Deus. Um jornal suíço faz considerações muito acertadas, do ponto de vista da fé,…