Matrimonio: Os quatro SIM do altar

  Em nossos estudos sobre os Sacramentos, continuamos a aprofundar um pouco sobre a grandeza e a bênção do matrimônio. Neste artigo, Flávia C. Ghelardi*  apresenta um tema muito importante, que, infelizmente, alguns desconhecem: Há condições para que um sacramento do matrimônio seja válido! Aqui, Flávia nos apresenta quais são elas: Os quatro sim que…

Filhos consagrados à Maria

  Consagração do Pe. José Kentenich Ir. M. Marcia Carmo da Silva – “Educa meu filho! Sê-lhe inteiramente mãe! Cumpre no meu lugar os deveres de mãe” [1], assim reza Catarina Kentenich, diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário, no dia 12 de abril de 1894. Dificuldades familiares e econômicas obrigam-na a deixar seu…

Matrimônio: um sacramento que não se desfaz

Flávia C. Ghelardi* – Continuamos hoje o nosso estudo sobre o sacramento do matrimônio e trataremos sobre o grande mistério deste sacramento, a importância da indissolubilidade e a graça específica que se recebe ao contrair o matrimônio. Este mistério é grande (Ef 5,32) São Paulo, na carta aos Efésios, fala sobre o matrimônio: “Por isso, o…

O Sacramento do Matrimonio

  Flávia C. Ghelardi* – Iniciamos nosso estudo sobre os Sacramentos com o Sacramento do Matrimônio, que terá algumas publicações. A família é a base de toda a sociedade. O que é o Sacramento do matrimônio O Catecismo da Igreja Católica, nº 1601, afirma que o sacramento do matrimônio é o compromisso livremente assumido por…

O pequeno Daniel: Recebemos um grande milagre…

  “A Aliança de Amor sempre estava presente, quando não tínhamos força para rezar era só olhar para o Santuário…” Ir. M. Nilza P. da Silva – A Mãe e Rainha escolheu Rodolfo e Priscilla dos Santos, desde adolescentes, como seus instrumentos e prova constantemente isso. Eles se conheceram muito jovens, em eventos da Mãe…

Os Sacramentos e a Aliança

  Ir. M. Nilza P. da Silva – A partir de hoje, iniciaremos uma série de artigos aprofundando um pouco sobre a nossa doutrina católica. Vamos conhecer um pouco mais sobre os Sacramentos Mas, antes, afinal, o que é um sacramento? Os sacramentos foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber:…

Vivendo a Quaresma em família

Estimular os filhos é uma missão especial neste tempo Pedro e Flavia Urnau – A Quaresma é um tempo especial, no qual a Igreja convida todos nós, fiéis, à conversão, ou seja, a nos arrependermos e rompermos as amarras que nos atam ao pecado, por meio de uma vida mais intensa de oração, sacrifício e…

Como vivenciar a Quaresma em família?

    Profundidade espiritual entre pais e filhos Daniel e Miriam Maria Bueno – Como fazer para vivermos a Quaresma e a Semana Santa com três crianças pequenas? Como participar de missas tão longas em família, quando as crianças querem andar de um lado para o outro? Como viver um tempo de silêncio, de sacrifícios…

Hoje é aniversário do matrimonio de José e Maria

  Ir. M. Nilza P. da Silva – Hoje, 23 de janeiro, a Igreja recorda em sua tradição o matrimônio de José e Maria. Com a reforma do calendário litúrgico, no Concílio Vaticano II, a liturgia não celebra mais festivamente esse acontecimento, mas, a Igreja continua a motivar que recordemos desse enlace, pois constitui-se a…