Clique para entrar no perfil do Instituto no Facebook

 

Como parte da Obra Internacional de Schoenstatt, deve sua fundação ao Pe. José Kentenich e participa da espiritualidade e da missão de Schoenstatt. Cada um de seus membros está hierarquicamente vinculado ao seu Bispo e integrado no presbitério da Diocese: o Instituto quer ajudar a fortalecer este vínculo. O Instituto, conforme as normas da Igreja, é um Instituto Secular sacerdotal, de direito pontifício e tem suas constituições próprias, chamadas carinhosamente pelos membros de Regula Patris.

Fundação do Instituto

Foi fundado em 18 de outubro de 1945, pelo Pe. José Kentenich, no campo de Concentração de Dachau, Alemanha, aspirando ser uma “sólida Comunidade de presbíteros diocesanos, que sirva de fundamento para um grande movimento de renovação apostólica”. Foi “re-fundado” em 1964 e, em 18 de outubro de 1995, foi erigido de Direito Pontifício pela Santa Sé.

Missão do Instituto

Podemos dizer que são três:

1) Contribuir, mediante o espírito do Concílio Vaticano II, ao fomento da vida presbiteral diocesana.

2) Colocar a espiritualidade de Schoenstatt a serviço do aprofundamento e da consolidação da vida sacerdotal, por meio da vida comunitária própria do Instituto, do testemunho de vida e da vivência ministerial dos membros e também pelo serviço fraterno aos irmãos sacerdotes.

3) Capacitar seus membros para que colaborem responsavelmente com seu Bispo e presbitério, aprofundando a “íntima fraternidade sacramental” (PO 8), mediante o cultivo de uma Comunidade fraterna.

Para maiores informações: isdiocesanos@gmail.com