Na luz da fé, estamos convictas, que Deus Trino, em seu amor infinito, tomou uma nova iniciativa divina, fazendo surgir a Comunidade da União das Mães, no âmbito da Família de Schoenstatt. Queremos apresentar aos visitantes deste site mais uma das Uniões do Movimento Apostólico de Schoenstatt: A União das Mães de Schoenstatt.

Missão

Estimuladas por nosso Pai Fundador, vemos na pessoa e missão de Maria, Mãe de Deus, nosso ideal e objetivo, aos quais aspiramos. Na Aliança de Amor com Ela, trilhamos nosso caminho, conscientes de sermos chamadas e enviadas, em nossas famílias, na Igreja e na sociedade, como senhoras e mães, para sermos em nosso tempo, reflexos de Maria.

A tarefa mais nobre e apostólica de cada mãe da União é anunciar, por seu ser, a realidade sobrenatural, de modo convincente, e oferecer todos os sacrifícios, orações e trabalhos como “contribuições ao Capital de Graças” pelos objetivos de Schoenstatt.

Com gratidão e, ao mesmo tempo, cheias de confiança, por tudo isso, nos dirigimos à Maria e, com nosso Pai Fundador, rezamos:

“Torna-nos semelhantes à tua imagem,
como tu, passemos pela vida:
fortes e dignas, simples e bondosas, espargindo amor, paz e alegria.
Em nós percorre o nosso tempo,
preparando-o para Cristo”

Espiritualidade

A mãe da União aspira, em generosidade e liberdade interna, ao espírito dos Conselhos Evangélicos. Com isso, ela se tornará capaz de fazer aquilo que “causa alegria ao Pai” (Cf Jo 8,29) em sua vida familiar, profissional, bem como poderá servir melhor à missão de Schoenstatt na Igreja. Nosso berço e escola de amor é o Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Como mães da União vemos nosso ideal concretizado na Mãe de Deus, e, na Aliança de Amor com Ela, os membros da Comunidade devem tornar-se mulheres, conforme a imagem e o plano de Deus.

Formas de Vida

Formamos cursos (pequenos grupos de mães, cujos membros permanecem unidos para sempre) para cultivar o espírito e a aspiração comum aos ideais e a vocação a que fomos chamadas , assim como para ajudar-nos na formação humana, espiritual e religiosa com jornadas e encontros periódicos.

Vivemos no meio do mundo, com nossas respectivas famílias, com nossos afazeres e obrigações de mulher, esposa e mãe, trabalhamos em nossas profissões, e somos da União de Mães onde compartilhamos nosso crescimento e ideais com nossas irmãs de curso.

Apostolado

Em singela filialidade e maternidade responsável, procuramos representar o ideal, que reluz em Maria, a “Imagem de Sol de toda dignidade feminina”. Aspiramos atuar “como pequena Maria”, em nosso meio ambiente, de maneira educativa e edificante.

Os campos de apostolado são, de preferência, a própria família, o Ramo das Mães e a Família de Schoenstatt. Servimos pelo apostolado do ser, da oração, do sacrifício e da ação. Além de procurar engajar-nos, conforme a situação o permite, no âmbito da Igreja, na profissão e na vida pública.

A União das Mães assim como todas as Uniões de Schoenstatt é uma Comunidade de guias. Juntamente com os Institutos e as outras comunidades da União Apostólica, a União das Mães é parte motriz da Obra de Schoenstatt.

Fundação

Pela atuação de seu instrumento fiel, nosso Pai e Fundador, o Padre José Kentenich, a nossa Comunidade da União foi chamada à vida, no dia 08 de setembro de 1950, e, a partir desta hora, pôde desdobrar-se de maneira ricamente abençoada.

Desenvolvimento

Nossas comunidades estão distribuídas nos seguintes países: Europa: Alemanha, Portugal. África: África do Sul. América: Argentina,Chile, Paraguai, USA e Brasil onde, atualmente estamos constituídas por 7 cursos nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Contato:

Lia Massinelli Hurtado
Fone: (11) 9.9948-6492
E-mail: lia.massinelli@gmail.com.br

 

Leia mais....