uniao

A União Apostólica de Schoenstatt é a primeira fundação laical do Pe. José Kentenich, dentro da grande Obra Internacional, fora dos muros do seminário. Fundada em 20 de agosto de 1919, durante o Congresso de Hoerde, a União é composta de várias comunidades federativas, segundo os diversos estados de vida, que têm em comum o empenho apostólico, o carisma, a espiritualidade e a pedagogia de Schoenstatt.

Somos apóstolos, missionários, pelo batismo. Como membros do corpo místico de Cristo, temos como missão anunciar e edificar o Reino de Deus nesta terra. (LG 20). “De acordo com as vocações, os apelos da época, os dons variados do Espírito Santo, o apostolado assume as formas mais diversas” (CIC 864).

Constituídos em comunidades sem vínculos jurídicos, os membros da União tem como meta tornarem-se leigos católicos marianos, líderes que, em liberdade magnânima e serviçal, empenham-se apostolicamente em todos os ambientes, tanto secular como eclesial.

Como membros da Obra Internacional de Schoenstatt, a União tem como centro de sua espiritualidade a Aliança de Amor, com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em seu Santuário, e se empenham pelos objetivos da Obra, que é a renovação religiosa e moral do mundo. Para isso, seus membros vivem uma vida consagrada no meio do mundo e aspiram ao mais alto grau possível de perfeição de seu estado de vida e profissão, segundo o espírito dos Conselhos Evangélicos: pobreza,obediência e castidade.